
A Máscara Oculta
Exposição | Exposição Colaborativa de Kristof Degrauwe com Artistas Angolanos
O fotógrafo belga Kristof Degrauwe é um bom exemplo de um Artista que na execução artística da sua obra “depende quase por inteiro da intuição”, como ele próprio admite. Há exatamente 21 anos atrás, em Lubumbashi na RDC, de forma espontânea e intuitiva e sob um ambiente sócio-político então difícil no país, Kristof Degrauwe viu-se obrigado a trabalhar dentro do Museu Etnográfico, captando filme e 29 fotografias a máscaras tradicionais. Curiosamente, na altura deu títulos às obras fotográficas que depois um etnólogo local confirmou corresponderem ao significado das máscaras – e assim nasceu o corpo de trabalho a que deu o nome de “A Máscara Oculta”.
De 2000 para cá esta exposição fotográfica já viajou para fora da RDC, para a Nigéria, para a Bélgica, para o Brasil (com três exposições), e para o Burundi, e agora em Angola pela primeira vez e poderá ser visitada até 31 Agosto no Museu de Antropologia de Luanda. Mas com duas curiosidades: por um lado, Kristof Degrauwe descobriu no acervo do Museu Angolano 11 máscaras iguais àquelas que fotografou em 2000; e, por outro, pela primeira vez colaborou com vários Artistas locais, a destacar a curadoria e mentoria que ofereceu à obra de Samu Artes e de Gato Preto, e a quem o fotógrafo belga generosamente cedeu as primeiras duas salas do Museu para exporem obras – antes mesmo das suas ´máscaras ocultas´ na terceira sala.
Assim, e como refere Jozef Smets, Embaixador da Bélgica em Angola, “esta exposição é sobre a riqueza da criação africana, mas também sobre o olhar do artista contemporâneo”. Só nos resta agradecer ao Kristof Degrauwe por esse olhar critico, mas ao mesmo tempo pelo seu esforço intuitivo com um resultado tão bem conseguido, e ainda pelo seu apoio a e colaboração junto aos Artistas Angolanos! Ao público Kaluanda, e aqui especificamente aos leitores do Luanda Secreta, ainda haverá uma agradável surpresa: fiquem atentos à finissage lá por finais de Agosto.
Dominick A Maia Tanner
Foto (c) Dralton Braulio


Também poderá gostar

Exposição de Artistas Angolanos by Cuca e Hotel Intercontinental em Luanda
Janeiro 27, 2022
FORMAÇÃO BARTENDER
Janeiro 14, 2022